Indicadores Financeiros

O que são Indicadores Financeiros?

São métricas para avaliar a situação financeira passada ou presente da empresa, calculados a partir das principais demonstrações da empresa: o Balanço Patrimonial, a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e o DFC (Demonstrativo do Fluxo de Caixa).

Muito importante saber que os indicadores financeiros quantificam e qualificam a performance do dinheiro que circula na empresa.

Qual a importância dos Indicadores Financeiros?

Eles mostram a clara situação da empresa, funcionando como um raio x. Eles são capazes de fornecer parâmetros e contribuir para a definição de metas do planejamento financeiro, fazer diagnósticos dos desempenhos passados e ter base de dados para monitoramento do planejamento financeiro.

Quais são os tipos de Indicadores Financeiros?

Indicadores de estrutura de capital e Endividamento: valores que mostram o endividamento do negócio, sem se esquecer da capacidade de pagar os juros de dívidas e fazer a gestão crescer;

Indicadores de atividade: apontam a velocidade com que a sua empresa é capaz de realizar e aumentar vendas, representando o total de atividades que aconteceram no intervalo em análise;

Indicadores de liquidez: definem se o negócio consegue ou não cumprir as suas obrigações antes dos vencimentos, ou seja, obrigações de curto prazo;

Indicadores de rentabilidade e lucratividade: evidenciam os lucros da gestão em relação aos ativos, investimentos e quantidade de vendas do negócio em diferentes períodos, mensura o lucro da empresa em relação ao patrimônio.

Indicadores de Valor de Mercado: avaliação do valor da empresa em função do preço da ação.

Principais Indicadores Financeiros:

EBITDA (Earn Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, em inglês) é a geração operacional em caixa da empresa, antes da incidência da depreciação, da amortização e dos tributos. Também é chamada de LAJIDA (Lucros antes dos impostos, depreciação e amortização).

EBIT (Earnings Before Interest and Taxes, em inglês) é o lucro antes dos juros e tributos. Também é chamada de LAJIR (Lucro antes dos juros e tributos).

MARGEM BRUTA: Mostra quanto a empresa ganha com as vendas/prestação de serviços, considerando os custos para produzir e vender os podutos/prestação de serviços.

MARGEM LÍQUIDA: Mostra o quanto sobrou para a empresa com as vendas, após a subtração de todos os gastos. Quanto maior a margem líquida, melhor, importante para acompanhar as estratégias da empresa.

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: Determina quanto cada produto está contribuindo para o resultado da empresa, importante para a continuidade ou não de determinado produto/serviço.

PONTO DE EQUILÍBRIO: Apresenta o quanto a empresa deve faturar, a fim de equilibrar as contas.

ROI – Retorno sobre o Investimento: Mostra quanto a empresa obteve de lucro líquido para cada real de investimentos oriundos de capital próprio ou de terceiros.

ROE – Retorno sobre o Patrimônio Líquido: Demonstra a capacidade da empresa agregar valor ela mesma, utilizando seus próprios recursos.

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