Informações 67 3562.2740

O que é gestão de custos

Ferramenta que visa lucratividade.

21 Jul 20201 min. de leitura

       

                                                                                                        

O que é Gestão de Custos

Gestão de custo é um conjunto de técnicas que visam avaliação do montante despendido na elaboração fabril, serviços ou comerciais, proporcionando a gestão o conhecimento do quanto foi investido. Uma gestão de custo bem feita, fornecem informações que as empresas necessitam para a tomada de decisão e elaboração de preços de vendas.

Tipos de Custos

Custo direto: são aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados/produzidos, porque existe uma medida objetiva de seu consumo na fabricação/produção. Exemplos: matérias-primas, insumos, mão de obra direta e aquisição de embalagens.

Custo indireto: são os custos que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados em diferentes produtos/serviços, ou seja, são apropriados indiretamente aos produtos/serviços. Exemplos: depreciação de equipamentos utilizados na fabricação na produção de mais de um produto, salários da diretoria e supervisão, aluguel de fábrica, energia elétrica que não pode ser associada a determinado produto, gastos com limpeza da fábrica, gastos com área de marketing.

Custo fixo: são os custos que mantem inalterados independente do volume produzido. Exemplos: telefone fixo, plano de internet, aluguel.

Custo variável: são os custos que crescem ou diminuem conforme o volume produzido. Exemplos: matéria-prima, embalagens.

As vantagens da Gestão de Custo

Proporciona aos gestores o conhecimento do próprio negócio e mais segurança na hora de definir a margem de lucro de cada produto/serviço. Fornece informações sobre o rendimento e o desempenho de cada produto/serviço, subsidiando as tomadas de decisões. Auxilia como base no controle, planejamento e desenvolvimento das operações.

A grande oportunidade é manter os custos fixos menores possíveis e os custos variáveis sempre atrelado a capacidade de venda.

 

Impactos da falta de gestão de custos

Decisões equivocadas, pois sem saber o custo de produção a gestão é incapaz de saber qual produto/serviço tem melhor rentabilidade.

Aumentos dos riscos, sem a gestão de custos a empresa fica muito dependente do mercado e ficam com dificuldades para enfrentar eventuais crises.

Queda de resultado, pois a empresa pode estar fabricando/produzindo um produto com alto custo, sem a devida análise.

Não curtir 0

Comentários

Os seus comentários estão sujeitos à moderação do nosso time editorial, que se reserva no direito de deletar comentários ofensivos, discriminatórios e não pertinentes à temática do canal de comunicação.

Comentar

  • Nenhum comentário, seja o primeiro!

Materiais relacionados


Indicadores Financeiros


Fluxo de Caixa


Análises de Investimento


O que é gestão de custos

Tags

Últimas postagens

Novidades

Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro é um conjunto de ferramentas, controles e ações que visam organizar, gerenciar e controlar os recursos financeiros de uma empresa ou pessoa.

Por Admin em 16/06/2020


Novidades

Orçamento Empresarial

A importância da formalização do planejamento.

Por Admin em 15/07/2020


Novidades

O que é gestão de custos

Ferramenta que visa lucratividade.

Por Admin em 21/07/2020


Novidades

Indicadores Financeiros

  • Indicadores Financeiros
  • O quanto a empresa está saudável ou não na sua situação financeira.

    Saiba mais

Fale com
uma consultora

Clique no botão abaixo para
falar via WhatsApp.

(34) 99991-1341

© 2020 Desempenho Consultores. Todos os direitos reservados • Av. taktal, 123 • Centro • Uberlândia - MG • (34) 3333.3333