Informações 67 3562.2740

Análises de Investimento

Importante ferramenta para decisão de aplicação do capital.

28 Jul 20202 min. de leitura

Investimentos

O investimento é o ato de aplicar um capital em busca de um crescimento da capacidade produtiva, gerando economias e lucratividades. Quando o objetivo estratégico de uma empresa decide por um novo investimento, deve levar em conta aspectos econômicos, gerenciais e políticos.  Geralmente estes projetos são: compra de um equipamento, máquinas, imóveis. Próximo passo será análise financeira de viabilidade do projeto, estes instrumentos são importantes para a tomada de decisão.

 Métodos de Análises de Viabilidade de Investimentos

Os métodos de análises têm como ponto de partida os fluxos de caixa, para fazer esta análise é necessário levantar todas as informações, projetar os resultados futuros, sempre baseado na realidade atual, não pode ser utilizados achismo e nem números inventados, o correto é baseado em  pesquisas de mercados ou números da própria empresa.

As técnicas mais utilizadas são: Taxa Mínima de Atratividade (TMA), Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e PayBack (indicador do tempo de retorno de um investimento).

 Técnicas utilizadas para as análises

Taxa Mínima de Atratividade (TMA) – Cada empresa deve definir qual a taxa de atratividade é importante para seu negócio, ou seja, ela é o custo de oportunidade da empresa, o retorno médio obtido em suas atividades. Esta taxa não existe fórmulas e pode variar com o tempo.

Valor Presente Líquido (VPL) - É a diferença entre o valor investido e o valor regatado ao fim do investimento, trazidos ao valor presente, utilizando a taxa de atratividade. De uma maneira bem simples, se o VPL for positivo o investimento irá gerar riqueza para empresa, o valor investido será pago e haverá um ganho para a empresa. VPL igual a zero, fazer o investimento ou não, não haverá diferença para a empresa. VPL negativo, a empresa resgatará um valor menor que o investido, gerando prejuízo, neste caso, não deve ser feito o investimento.

Taxa Interna de Retorno (TIR) - é a taxa de desconto (taxa de juros) que iguala, em um dado momento, os valores atualizados das entradas e das saídas de caixa. Essa taxa representa a rentabilidade relativa (forma percentual unitária) de um projeto de investimento e deverá ser comparada com a taxa de atratividade da empresa. Assim, se a TIR for maior que a TMA, o investimento é classificado como economicamente atraente. Se a TIR foi igual a TMA é indiferente o investimento. TIR menos que a TMA o investimento deverá ser recusado.

PAYBACK – É o método mais básico para analisar a viabilidade do investimento, determina o tempo necessário para recuperar o valor investido. O período do retorno é determinado pela soma dos rendimentos que o investimento proporcionou, período por período, até que a soma seja igual o valor do investimento inicial.

A análise conjunta de todas as técnicas de viabilidade do projeto é muito importante para a tomada de decisão, o resultado individual de cada técnica não é o suficiente para investir ou não. Mas uma projeção bem feita, com todos os dados são essenciais antes de qualquer investimento, aliado com o estudo do mercado econômico e político.

Artigo por: Vanete Santos Pires Alexandre

Especialista Financeira                                                                                                                                    

Não curtir 0

Comentários

Os seus comentários estão sujeitos à moderação do nosso time editorial, que se reserva no direito de deletar comentários ofensivos, discriminatórios e não pertinentes à temática do canal de comunicação.

Comentar

  • Nenhum comentário, seja o primeiro!

Materiais relacionados


Indicadores Financeiros


Fluxo de Caixa


Análises de Investimento


O que é gestão de custos

Tags

Últimas postagens

Novidades

Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro é um conjunto de ferramentas, controles e ações que visam organizar, gerenciar e controlar os recursos financeiros de uma empresa ou pessoa.

Por Admin em 16/06/2020


Novidades

Orçamento Empresarial

A importância da formalização do planejamento.

Por Admin em 15/07/2020


Novidades

O que é gestão de custos

Ferramenta que visa lucratividade.

Por Admin em 21/07/2020


Novidades

Indicadores Financeiros

  • Indicadores Financeiros
  • O quanto a empresa está saudável ou não na sua situação financeira.

    Saiba mais

Fale com
uma consultora

Clique no botão abaixo para
falar via WhatsApp.

(34) 99991-1341

© 2020 Desempenho Consultores. Todos os direitos reservados • Av. taktal, 123 • Centro • Uberlândia - MG • (34) 3333.3333