O que são Indicadores Financeiros?
São métricas para avaliar a situação financeira passada ou presente da empresa, calculados a partir das principais demonstrações da empresa: o Balanço Patrimonial, a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e o DFC (Demonstrativo do Fluxo de Caixa).
Muito importante saber que os indicadores financeiros quantificam e qualificam a performance do dinheiro que circula na empresa.
Qual a importância dos Indicadores Financeiros?
Eles mostram a clara situação da empresa, funcionando como um raio x. Eles são capazes de fornecer parâmetros e contribuir para a definição de metas do planejamento financeiro, fazer diagnósticos dos desempenhos passados e ter base de dados para monitoramento do planejamento financeiro.
Quais são os tipos de Indicadores Financeiros?
Indicadores de estrutura de capital e Endividamento: valores que mostram o endividamento do negócio, sem se esquecer da capacidade de pagar os juros de dívidas e fazer a gestão crescer;
Indicadores de atividade: apontam a velocidade com que a sua empresa é capaz de realizar e aumentar vendas, representando o total de atividades que aconteceram no intervalo em análise;
Indicadores de liquidez: definem se o negócio consegue ou não cumprir as suas obrigações antes dos vencimentos, ou seja, obrigações de curto prazo;
Indicadores de rentabilidade e lucratividade: evidenciam os lucros da gestão em relação aos ativos, investimentos e quantidade de vendas do negócio em diferentes períodos, mensura o lucro da empresa em relação ao patrimônio.
Indicadores de Valor de Mercado: avaliação do valor da empresa em função do preço da ação.
Principais Indicadores Financeiros:
EBITDA (Earn Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, em inglês) é a geração operacional em caixa da empresa, antes da incidência da depreciação, da amortização e dos tributos. Também é chamada de LAJIDA (Lucros antes dos impostos, depreciação e amortização).
EBIT (Earnings Before Interest and Taxes, em inglês) é o lucro antes dos juros e tributos. Também é chamada de LAJIR (Lucro antes dos juros e tributos).
MARGEM BRUTA: Mostra quanto a empresa ganha com as vendas/prestação de serviços, considerando os custos para produzir e vender os podutos/prestação de serviços.
MARGEM LÍQUIDA: Mostra o quanto sobrou para a empresa com as vendas, após a subtração de todos os gastos. Quanto maior a margem líquida, melhor, importante para acompanhar as estratégias da empresa.
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: Determina quanto cada produto está contribuindo para o resultado da empresa, importante para a continuidade ou não de determinado produto/serviço.
PONTO DE EQUILÍBRIO: Apresenta o quanto a empresa deve faturar, a fim de equilibrar as contas.
ROI – Retorno sobre o Investimento: Mostra quanto a empresa obteve de lucro líquido para cada real de investimentos oriundos de capital próprio ou de terceiros.
ROE – Retorno sobre o Patrimônio Líquido: Demonstra a capacidade da empresa agregar valor ela mesma, utilizando seus próprios recursos.